RAQUEL BELLI

brigada médica cubana

Brigada Médica Cubana, Timor-Leste

2015

A Colaboração Médica Internacional de Cuba teve início em 1963. Desde essa data até hoje 160 países do mundo receberam assistência médica e humanitária de Cuba. Atualmente está presente em 68 países, um dos quais é Timor-Leste.

Até 2015 a Brigada Médica Cubana em Timor-Leste já formou um total de 886 novos médicos timorenses, o que representa 1 médico por cada 1.300 habitantes, um dos melhores índices de médicos por 1.000 habitantes da região do sudeste asiático.

Durante estes 11 anos de colaboração médica cubana, iniciada em Abril de 2004, prestaram serviço em Timor-Leste, 150 profissionais cubanos por cada ano, totalizando uma cifra aproximada de 1.204 colaboradores, dos quais 798 médicos.

Na área de assistência médica direta a população profissionais de saúde Cubanos estão presentes em 28 das 32 especialidades médicas que existem no país; e em 19 dessas 28 especialidades médicas os profissionais Cubanos são os únicos no Sistema Nacional de Saúde de Timor-Leste.

Durante este período foram atendidos 10.076.837 pacientes, realizados 98.763 cirurgias, 63.302 partos. Salvaram-se 27.646 vidas, pacientes que se não tivesse havido atendimento médico oportuno, pelo pessoal da brigada cubana, teriam falecido.

A Brigada Médica Cubana contribuiu para a melhoria de alguns indicadores de saúde timorense entre os anos de 2004 até 2015:

- Esperança de Vida à Nascença de 50 anos em 2002 subiu para 67 anos;
- Mortalidade Infantil, 64 baixou para 44 x 1000 NV;
- Mortalidade Materna de 557 desceu para 370 x 10 000 partos;
- Taxa de Incidência da Tuberculoses de 133 desceu para 89 x 100 000 habitantes;
- Taxa de Incidência da Malária de 104,2 para 30 x 100 000 habitantes;
- Cobertura pré-natal de 4,3% subiu para 51,4%, entre outros.

Profissionais da Brigada Médica Cubana dão assessoria técnica ao Ministério de Saúde timorense na elaboração e aplicação de programas prioritizados de saúde:

1. Cuidados Primários de Saúde, visita domiciliaria e a dispensarização da população;
2. Programa Nacional de Luta contra o Cancro; doença que têm uma Incidência nada depreciável na população timorense.
3. Programa de Atenção Materno-Infantil, este último com vista a diminuir a desnutrição, ampliar a cobertura do programa de vacinação, o atendimento pré-natal das mulheres grávidas, fortalecer a consulta de planejamento familiar e reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil;
4. Programa de Controlo das Doenças Transmissíveis, o HIV-SIDA e as demais DTS;
5. Programa de Controlo das Doenças Crónicas não Transmissíveis,
6. E outros como o Programa de Formação e Aperfeiçoamento dos Recursos Humanos, o Programa de Reabilitação física no nível secundário de atenção (os hospitais) e o Programa de Medicamentos em correspondência com o Quadro de Saúde do país.

O atendimento especializado da Brigada Médica Cubana permitiu que pela primeira vez sejam oferecidos serviços e realizados procedimentos assistenciais que representam para Timor-Leste e para as famílias timorenses uma poupança de dinheiro com a consequente melhoria da qualidade de vida dos pacientes, e entre as que se podem mencionar as seguintes:

• Inauguração do serviço de Gastroenterologia no Hospital Nacional “Guido Valadares”, tendo realizando, até a data de hoje, mais de 376 estudos endoscópicos.
• Recuperação dos serviços nas especialidades de Cirurgia Maxilofacial, Fisiatria e Angiologia, todas com um alto nível profissional, o que favorece poder realizar tratamentos cirúrgicos de casos complexos como colgajos musculo-cutâneos de reconstrução facial, lábio leporino.
• Realizaram-se 21 fístulas arteriovenosas pela doutora de Angiologia nos pacientes de hemodiálises, cirurgia que antes tinha de ser feita no exterior do país e que hoje se faz no Hospital Nacional com eficiência superior a 80%.
• Foi inaugurada uma nova consulta conjunta de Neonatologia e Oftalmologia para a pesquisa precoce da Retinopatia dos Prematuros.

• Foi inaugurado o novo serviço da chamada “Mae Canguru” na área da Maternidade, para oferecer atendimento especial aos recém nascidos com baixo peso.

A Brigada Médica Cubana foi condecorada com a Ordem de Timor-Leste em Dezembro de 2010.

Using Format